Artigos para Surf Decathlon
surfing-g7c58db0c0_1280.jpg

Confira as melhores promoções em artigos para surf!

Busca Classificado



Busca Indicação


Florianópolis: A nova Florida brasileira

Florianópolis, a capital de Santa Catarina, é conhecida por suas belas praias, sua qualidade de vida e seu polo de tecnologia e inovação. Mas agora, a cidade também está sendo comparada à Florida, o estado norte-americano famoso por seu clima tropical, sua diversidade cultural e seu turismo.

 

Segundo dados do IBGE, Florianópolis tem uma população de 537 mil habitantes, sendo que cerca de 20% são idosos. A cidade oferece uma infraestrutura adequada para essa faixa etária, com serviços de saúde, lazer e segurança. Além disso, a cidade tem um dos maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, com 0,847 pontos.

 

Mas não são apenas os aposentados que se encantam com Florianópolis. A cidade também atrai jovens empreendedores, que buscam um ambiente favorável para seus negócios. A cidade foi eleita em 2014 como o melhor ambiente para o empreendedorismo no país, pela ONG Endeavor. O setor de tecnologia da informação é um dos mais fortes da economia local, gerando empregos e renda.

 

E claro, não podemos esquecer das belezas naturais que fazem de Florianópolis um destino turístico de renome internacional. A cidade tem mais de 100 praias registradas, que atendem a todos os gostos e estilos. Há praias urbanas, como a Beira-Mar Norte e a Joaquina, praias rústicas, como a Lagoinha do Leste e a Naufragados, e praias badaladas, como a Jurerê Internacional e a Praia Mole. Além disso, há diversas opções de lazer cultural, histórico e gastronômico na cidade.

 

Florianópolis é uma cidade que combina modernidade e tradição, natureza e urbanidade, diversão e tranquilidade. Não é à toa que muitos a chamam de a nova Florida brasileira.

 

Enquanto muitas capitais do Brasil sofrem com a redução de seus habitantes, Florianópolis experimenta o oposto - a população local cresceu 27,5% entre 2010 e 2022, segundo a última publicação do Censo do IBGE. A combinação de praias lindas, segurança e lazer atrai pessoas de diferentes idades, desde aposentados até profissionais que buscam empregos na região ou que podem trabalhar de forma remota.


A cidade catarinense alcançou 537,2 mil habitantes - quase 116 mil a mais do que há 12 anos. No sentido inverso, diminuíram Salvador (- 9,6%), Porto Alegre (- 5,4%), Recife (- 3,2%) e outras cinco capitais.


Crescimento populacional gera novos desafios. O Censo 2022 também revelou que um quarto das moradias está vazio ou é usado como residência eventual. Mas, segundo o professor da UFSC, a cidade tem um déficit habitacional de cerca de 15 mil casas.

 

“Esse crescimento populacional exige mais da infraestrutura existente”, destaca prof.° Pereira. “Cerca de 50% da área fica em locais impróprios para moradia do ponto de vista ambiental, em cima de morros, dunas, perto de rios. E parte dos outros 50% estão em áreas nem sempre simples de urbanizar, como perto de encostas.”

 

A prefeitura modificou o Plano Diretor usando justamente esse argumento e diz ter investido para se adaptar ao aumento da demanda. Nos últimos seis anos, afirma, 14 mil novas vagas na educação foram criadas, seja com a construção de unidades ou ampliação das existentes. Também diz que a cidade conta com 50 centros de saúde, que têm sido ampliados, além da construção de um novo hospital.

 

Fontes:
(1) Florianópolis – Wikipédia, a enciclopédia livre. https://pt.wikipedia.org/wiki/Florian%C3%B3polis.
(2) Google Maps. https://www.google.com.br/maps.
(3) Home - Floripa Airport. https://floripa-airport.com/.
(4) Dados IBGE https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/sc/florianopolis

 

 

Livros MAIS VENDIDOS

Malas Le Postiche